02/04/2019 – Produção industrial sobe 0,7% em fevereiro, aponta IBGE

Por Bruno Villas Bôas | Valor
RIO – Após abrir o ano com queda mais forte que a prevista, a produção da indústria avançou 0,7% em fevereiro, na série com ajuste sazonal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A estimativa média de 23 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data era de um crescimento de 1,1%. O intervalo das projeções ia de queda 0,8% para alta de 2,7%.

O avanço praticamente recupera a queda de 0,7% do setor em janeiro, perante o mês anterior (dado revisado de queda de 0,8%). Em dezembro de 2018, a produção da indústria havia aumentado 0,3% (dado revisado de 0,2% de alta).

Quando comparada a fevereiro de 2018, a produção indutrial subiu 2%, ante expectativa de analistas de elevação de 2,4%. Por essa base de comparação, o setor havia recuado 2,6% em janeiro (dado revisado de baixa de 2,4%).

O setor acumula agora queda de 0,2% no ano e expansão de apenas 0,5% em 12 meses.

Categorias
Os bens duráveis e de capital foram os destaques positivos da produção industrial de fevereiro, puxados pelo melhor desempenho das montadoras de automóveis e caminhões no mês.

A produção de bens duráveis avançou 3,7% entre janeiro e fevereiro. Quando comparado ao segundo mês de 2018, o avanço de bens duráveis foi de 5,3%.

Em relação aos bens de capital, o IBGE mostrou avanço de 4,6% de janeiro para fevereiro, pela série com ajuste sazonal. A produção desses bens cresceu 7% na comparação ao mesmo mês do ano passado. Em 12 meses, a alta é de
5,6%.

«Cada uma dessas duas grandes categorias pesam algo como 15% da pesquisa e como tiveram taxas elevadas foram importantes para o avanço da indústria no mês», disse André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal Produção
Física (PIM-PF).

Os bens intermediários, por sua vez, tiveram queda de 0,8% em fevereiro. Na comparação a um ano antes, houve baixa de 0,4%. Neste caso, o resultado é influenciado tanto pela queda da produção de minério de ferro quanto de
petróleo.

Já a produção industrial de bens semiduráveis e não duráveis subiu 0,7% em fevereiro. Ante o segundo mês de 2018, o avanço foi de 3,2%.

(Bruno Villas Bôas | Valor)

Fonte: Valor Econômico